Como dar entrada no seguro-desemprego no Rio de Janeiro

Muitas pessoas assim que ficam desempregadas possuem muitas dúvidas em relação ao seguro-desemprego, principalmente em como dar entrada nesse seguro. Se você é um cidadão ou uma cidadã fluminense, neste texto poderá sanar todas as suas dúvidas a respeito de como dar entrada no seguro-desemprego no Rio de Janeiro.


Quem tem direito ao seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um dos benefícios mais importantes para os trabalhadores. Ele permite que você receba uma quantidade de dinheiro por um determinado período de tempo após ficar desempregado. É possível receber de três a cinco parcelas, dando um espaço de tempo suficiente para que você consiga encontrar um novo trabalho.

Para ter direito ao seguro-desemprego você precisa se encontrar em uma dessas quatro situações:

Ter sido um trabalhador formal ao ser demitido sem causa justa;

→ Trabalhador formal suspenso para fazer um curso ou qualificação profissional oferecido pelo empregador;

→ Pescador profissional durante o período de defeso;

→ Trabalhador que foi resgatado de condições semelhantes à de escravo.


Valores do seguro-desemprego

Tradicionalmente, o valor das parcelas do seguro-desemprego pagas pelo Ministério do Trabalho e Emprego é estabelecido a partir de uma média dos últimos três salários recebidos antes da sua demissão. Porém, em os outros casos, o valor do seguro-desemprego é apenas um salário mínimo.

O benefício só pode ser recebido pelo beneficiário, uma vez que é um recurso que não pode ser transferido de maneira alguma.

Pedido do seguro-desemprego

A entrada no seguro-desemprego só pode ser feita 120 após o desligamento da empresa. Caso tenha passado deste prazo, infelizmente você perderá o direito de receber o recurso.

Já para casos de empregados domésticos, empregadas domésticas e trabalhadores resgatados o período é menor, pois eles possuem até 90 dias para entrar com o processo de seguro-desemprego.

Ao se encaixar em todos os requisitos, o trabalhador deve realizar um agendamento para dar entrada no seguro-desemprego. Sendo assim, na data estipulada, deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Agendamento para dar entrada no seguro-desemprego no Rio de Janeiro

Como dar entrada no seguro-desemprego no Rio de Janeiro

Se você se encaixa nas condições para receber o seguro desemprego e mora no Rio de Janeiro, você terá duas possibilidades de realizar esse agendamento. Uma delas é pela internet, através do Portal SAA do Ministério do Trabalho e Emprego. A outra é fazer uma ligação para o atendimento do sistema “Alô Trabalho”.

Agendamento do seguro-desemprego por telefone

Caso queira fazer esse agendamento por telefone, saiba que o horário de atendimento é de 7h às 19h. O número para ligar é o 158. Para falar do agendamento, basta apertar a opção 1.. A ligação é gratuita se for feita através de um telefone fixo ou telefone público, mas se for por meio de celular, é tarifada.

Agendamento do seguro-desemprego pela internet

Para fazer o agendamento pelo site, você deve acessar o Portal SAA. No campo “Estado”, coloque “RJ”, já no campo município, basta selecionar a sua cidade. No campo “tipo de atendimento” selecione “entrada no seguro desemprego”.

Você deverá também digitar o código de segurança por meio das letras que aparecem na tela, transcrevendo os caracteres no campo em branco. Em seguida, basta clicar no botão “prosseguir”.

Na próxima etapa, serão exibidos todos os postos de atendimentos em que o agendamento é possível. Assim, é só escolher a unidade que fica mais próxima da sua casa para realizar o agendamento.

O que você precisa saber sobre o agendamento do seguro-desemprego no RJ

É possível que quando você tente fazer o agendamento para dar entrada no seguro-desemprego no Rio de Janeiro, não encontre nenhuma vaga disponível. Então, será preciso que você tente a outra forma de agendamento, que seria através do telefone do “Alô Trabalho”, como informado anteriormente.

Tente agendar o quanto antes, pois quando mais demorar, pode acontecer de você perder o prazo para realizar a solicitação e, consequentemente perder o direito ao seguro-desemprego. Caso precise de informações a respeito do benefício, você também poderá conseguir através do número 158 dentre as opções.

Você acabou de conferir as informações para agendar o seguro-desemprego no RJ. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Categoria: Entrada Seguro Desemprego

Tags:, , , , , ,

- 29 de agosto de 2017
O Desemprego Seguro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Ministério do Trabalho e Emprego. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado / Campos obrigatórios *