
Entenda as regras e veja como saber se seguro desemprego foi depositado
Todas as pessoas que precisam de seguro-desemprego ficam satisfeitas quando ele é aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Contudo, alguns cidadãos não sabem como confirmar que esse benefício foi mesmo depositado, apesar de isso ser bastante simples.
A Caixa Econômica Federal é o banco que os trabalhadores têm de procurar para receber o seguro-desemprego e as suas agências podem informar se já existe depósito do benefício ou não.
Para isso, será solicitado o PIS/PASEP dessa pessoa, que é onde a sua vida profissional pode ser acessada.
Apesar de a Caixa poder informar se existem depósitos, qual é o saldo e coisas assim, não é ela quem tem autonomia para resolver determinados imprevistos. Se o seguro-desemprego foi aprovado, mas o depósito não foi realizado, quem deve resolver o ocorrido é o Ministério do Trabalho e Emprego.
Também é responsabilidade desse ministério a resposta para quando há divergência de quantias ou negação do benefício.
Todos os trabalhadores que precisarem do Ministério do Trabalho para tratar do seguro-desemprego têm de levar carteira de trabalho, documento oficial com foto e, preferencialmente, o número do PIS/PASEP.
Regras do seguro-desemprego
Há alguns profissionais aos quais o seguro-desemprego não é pago, como aqueles que têm alguma forma de renda.
Uma pessoa que foi demitida sem justa causa, mas tem participação em uma empresa não pode receber esse benefício trabalhista porque, mesmo desempregado, ainda tem uma renda.
Indivíduos que têm CNPJ aberto ou que são beneficiários do INSS não têm direito a esse seguro, bem como aqueles que foram dispensados por justa causa.… Clique aqui para ler o artigo completo
Nenhum Comentário