Seguro-desemprego é um dos direitos essenciais de todo trabalhador. É uma maneira de garantir uma vida estável nos meses após a demissão e enquanto está à procura de um novo emprego. Quem já passou por isso sabe: o seguro-desemprego ajuda o trabalhador de diversas maneiras. Boa parte dos trabalhadores têm dúvidas a respeito desse direito, especialmente como fazer a consulta do seguro-desemprego e seus pagamentos.
Nesse artigo você aprenderá um pouco mais sobre como consultar o seguro-desemprego. Continue lendo para aprender todos os meios para consultar um dos seus direitos mais importantes.
Como fazer a consulta do seguro-desemprego no portal da Caixa
O primeiro meio é bastante prático: acessar o portal da da Caixa Econômica. Você pode fazê-lo através dos passos abaixo:
- Acesse o portal oficial da Caixa pelo link: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/seguro-desemprego/Paginas/default.aspx
- Clique no botão “CONSULTAR O PAGAMENTO”.
- Insira seu número do PIS e senha da internet para fazer login.
- Caso não tenha senha da internet crie uma clicando no botão “CADASTRAR SENHA”.
- Depois de logado no portal, selecione a opção de “CONSULTAR PAGAMENTO DE SEGURO DESEMPREGO”.
Através do portal da Caixa você também tem acesso a diversos outros serviços relacionados a seguro-desemprego e outros direitos trabalhistas.
Como consultar o seguro-desemprego pelo portal do MTE
O portal do Ministério do Trabalho e Emprego também oferece uma opção para consultar o pagamento do seguro-desemprego. Seguindo os passos abaixo você consegue realizar sua consulta de maneira fácil.
- Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego pelo link: https://sd.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
- Digite seu número do PIS no campo indicado.
- Preencha o campo abaixo do login com o texto da imagem.
- Clique em “CONSULTAR”.
Consultar o seguro-desemprego pelo aplicativo
Para facilitar o acesso dos trabalhadores a informações e serviços relacionados a direitos trabalhistas a Caixa criou o aplicativo Caixa Trabalhador. Através do app você consegue realizar a consulta do seguro-desemprego diretamente no seu smartphone. Ele está disponível para praticamente todos os modelos, incluindo Iphones, Windows Phones e aparelhos com sistemas operacionais Android.
Faça a consulta no aplicativo seguindo esses passos:
- Acesse a Apple Store / Google Play / Windows Store.
- Pesquise “CAIXA TRABALHADOR” no campo de pesquisa.
- Faça o download do primeiro resultado.
- Faça o login usando seu número do PIS e senha da internet.
- Selecione a opção de “CONSULTA DE PAGAMENTO DO SEGURO-DESEMPREGO”.
- Faça download do arquivo em pdf.
O arquivo criado pelo aplicativo da Caixa pode ser usado para compartilhar por aplicativos de mensagem ou e-mail. Para fazer o login no aplicativo você precisa já ter uma senha da internet criada. Caso ainda não tenha sua senha de acesso, entre no portal da Caixa e faça a criação da sua senha. Ela te dará acesso a essa consulta e diversos outros serviços disponíveis no aplicativo.
Documentos necessários para pedir o seguro-desemprego
Se você é um trabalhador com registro em carteira de trabalho e foi demitido sem justa causa tem direito ao seguro desemprego. Para dar entrada no pedido do seguro é necessário os seguintes documentos:
- Documento de identidade;
- Carteira de Trabalho;
- Inscrição no PIS/PASEP;
- Pedido do seguro-desemprego;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho;
- Documentos de depósito do FGTS;
Levando esses documentos ao SRTE (superintendência regional do trabalhador e emprego) ou ao SINE (sistema nacional de emprego) o trabalhador consegue dar entrada ao seu pedido.
Até quando posso dar entrada no pedido do seguro-desemprego?
O trabalhador que foi demitido sem justa causa tem um prazo para entrar com o pedido para o seguro-desemprego. Ele também precisa preencher alguns pré-requisitos, como:
- Ser demitido sem justa causa;
- Estar desempregado quando der entrada no pedido;
- Não possuir renda o suficiente para sustentar a si e a família;
- Não receber benefícios da previdência;
- Ter recebido salário por pelo menos 12 meses (se for a primeira solicitação) ou 9 meses (na segunda solicitação) ou 6 meses (a partir da terceira solicitação).
É preciso dar entrada no pedido entre o 7º dia após a demissão e o 120º dia após a demissão. Não deixe de observar o prazo para requerimento do benefício para não perdê-lo por desatenção. Esse é um dos benefícios trabalhistas mais importantes em uso atualmente e deve ser utilizado por todos que precisam dele.
Depois que o pedido for aprovado o trabalhador terá direito a receber a média do salário de 3 meses no emprego anterior. Esse salário pode ser dividido em 3, 4 ou 5 parcelas dependendo de quantas solicitações o trabalhador já fez anteriormente e o tempo trabalhado.
A partir dos passos encontrados nesse artigo você, que já fez o pedido do seguro-desemprego, consegue fazer a consulta da maneira mais fácil. Acompanhe seus pagamentos através dos sites, portais e aplicativo que indicamos. Caso ainda tenha dúvidas a respeito desse ou outros direitos trabalhistas deixe nos comentários. Te ajudaremos com suas dúvidas e problemas assim que possível.