Todo profissional que trabalha com carteira assinada e que tenha sido afastado das suas funções sem justa causa tem o direito de receber o Seguro Desemprego. Assegurado pelas leis trabalhistas brasileiras, o benefício é um recurso de grande utilidade para o trabalhador utilizar durante o período em que se desligou da empresa e está procurando uma recolocação no mercado.
Requisitos para receber
Via de regra, após ter a confirmação confirmada, o profissional quer consultar o saldo do Seguro Desemprego para saber o valor que terá a receber. Porém, para entender melhor como funciona a concessão do benefício, é preciso conhecer as mudanças promovidas pelo Ministério do Trabalho. Ou seja, para ter direito a receber esse dinheiro, o trabalhador precisa preencher alguns pré-requisitos obrigatórios.
O principal, e que não sofreu nenhum tipo de mudança, é que o empregado tenha sido demitido sem justa causa. Mas houve alterações fundamentais em relação ao tempo de trabalho e ao número de parcelas. Veja como ficou:
Tempo de trabalho
Como era antes: O trabalhador precisava ter pelo menos 6 meses de carteira assinada para receber o Seguro Desemprego.
Como é agora: O trabalhador precisa ter pelo menos 12 meses de carteira assinada para receber o benefício.
Número de parcelas
Como era antes: O trabalhador recebia 6 parcelas do seguro.
Como é agora: O trabalhador passou a receber 5 parcelas do seguro.
Saldo
Se você foi demitido e quer descobrir quanto tem a receber, veja como você deve fazer a consulta do saldo do Seguro Desemprego pela internet.
Lembrete: tenha em mãos o número do PIS (Programa de Integração Social), ele pode ser encontrado tanto na carteira de trabalho como também no cartão cidadão.
1. Acesse o portal da Caixa Econômica Federal pelo endereço https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01;
2. Preencha os dados com o número do PIS e a sua senha on-line e clique em “Ok”;
2. Caso ainda não tenha feito o cadastro da senha de internet, você precisa digitar o NIS e clicar na opção “cadastrar senha”;
3. Leia os termos de cadastramento e clique em “Aceito”;
4. Agora você precisa digitar alguns dados solicitados pelo site. Após finalizar, clique em “Confirmar”;
5. Na próxima tela você precisa cadastrar uma senha que contenha 6 a 8 caracteres e clicar em “Confirmar”. A senha pode conter números e letras;
6. Se tudo der certo, você verá essa mensagem de confirmação;
7. Agora você precisa voltar à tela inicial para acessar seu cadastro digitando o número do seu NIS e a senha que você registrou. Para avançar, clique em “Ok”;
8. Você será redirecionado para a sua página pessoal que contém todas as informações relevantes sobre a vida profissional, como o FGTS, o PIS e o Seguro Desemprego.
9. Clique na opção “Seguro Desemprego” localizado no menu superior e em seguida clique em “Consulte seu benefício”;
10. Na próxima tela você terá acesso todas às informações do Seguro Desemprego, incluindo a consulta de parcelas e os valores que serão pagos.
Outras opções de consulta
Caixa Econômica Federal
Você também pode realizar a consulta do saldo do Seguro Desemprego em uma das agências da Caixa Econômica Federal. É preciso ter em mãos o cartão cidadão e a sua senha (que é a senha do cartão, e não a senha da internet).
Casas lotéricas
Outra opção é fazer a consulta em uma casa lotérica. Neste caso, é obrigatório informar o número do PIS para um dos funcionários, sendo preciso digitar a uma senha para que a solicitação seja atendida.
Essas foram as informações para você consultar o saldo do Seguro Desemprego pela internet. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.