Como fazer o agendamento do Seguro-Desemprego pela internet

Você sabia que ficou mais fácil dar entrada no Seguro Desemprego? Antes o trabalhador precisava ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para dar entrada no benefício, mas agora é possível agendar o Seguro Desemprego online.

Embora você ainda possa se dirigir a uma agência da Caixa econômica Federal ou a qualquer unidade da Delegacia Regional do Trabalho, existe a opção do agendamento online para quem mora em regiões mais distantes dos grandes centros. Mas vale lembrar o seguinte: a possibilidade de fazer um agendamento é apenas para garantir um dia e um horário mais adequado para você fazer o pedido do benefício. O governo fez isso para diminuir as filas, mas a sua presença no ato de dar entrada no Seguro Desemprego é obrigatória.

Como agendar?

seguro-desemprego-agendamento-online

Desde 31 de março de 2015 o Ministério do Trabalho tornou obrigatório o agendamento do Seguro Desemprego em várias capitais – verifique se em sua cidade é exigido. O trabalhador pode marcar dia e horário seguindo os passos que vamos explicar abaixo, ou o agendamento também pode ser feito pelo empregador através da ferramenta Empregador Web.  Neste caso, a empresa comunicará a dispensa ao Ministério do Trabalho, e automaticamente já poderá agendar o requerimento do benefício para o ex-funcionário. Mas se você for o responsável por agendar, é preciso seguir os procedimentos a seguir:

1. Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego e clique em “Atendimento Agendado” no menu lateral;

seguro-desemprego-atendimento-agendado

2. Escolha o seu Estado e Município, a unidade de atendimento mais próxima de sua residência e o tipo de atendimento que necessita.  No caso do Seguro Desemprego, você deverá optar por Recurso Seguro Desemprego;

seguro-desemprego-sistema-atendimento-agendado

3. Após clicar em “Prosseguir”, você será direcionado à outra página onde deverá preencher os números do seu CPF, data de nascimento e telefone para contato. Quando terminar, clique em “Prosseguir”;

seguro-desemprego-agendamento-dados

4. Você será direcionado para um calendário que mostrará as datas disponíveis para comparecimento no posto de atendimento que você selecionou;

seguro-desemprego-agendamento-datas

5. Após você escolher a data e horário, digite o código de segurança e clique em “Agendar” para confirmar o agendamento.

seguro-desemprego-agendamento-confirmacao

Pronto! Está agendado o seu comparecimento no posto de atendimento para dar entrada no Seguro Desemprego.

Vale salientar que o agendamento pode apresentar poucas datas para você escolher. Isso acontece em razão do grande volume de pessoas que necessitam do Seguro Desemprego e dão entrada nos pedidos todos os dias. Caso não tenha datas disponíveis na sua região, compareça pessoalmente a um dos postos de atendimento munido dos documentos necessários solicitados para dar entrada.

Documentos para solicitar o Seguro Desemprego

Para dar entrada no Seguro Desemprego após ter agendado a data de comparecimento via internet, é preciso comparecer ao posto de atendimento escolhido na data e hora marcada munido dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação (RG ou Carteira de Habilitação dentro da validade); se não tiver em posse desses documentos, o trabalhador poderá apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento juntamente com o protocolo de requerimento da carteira de Identidade.
  • CPF
  • Carteira de Trabalho, independente do modelo
  • Cartão do PIS/PASEP
  • Requerimento do Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo empregador Web no Portal Mais Emprego
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho
  • Os três últimos holerites ou comprovantes de recebimento dos três meses imediatamente anteriores à dispensa
  • Documento comprobatório do saldo de FGTS, fornecido pela Caixa Econômica Federal
  • Comprovante de residência

Consultar a liberação

Após dar entrada, você deverá aguardar para saber se o seu benefício foi liberado. Você poderá checar isso na página do Ministério do Trabalho. Veja como realizar esse procedimento:

1. Acesse o site www.mte.gov.br;

2. No menu lateral,  clique na guia “Seguro Desemprego”;

seguro-desemprego-site

3. Você será direcionado ao Portal do Trabalho e Emprego. Role a página até encontrar a opção “Consulta – Habilitação do Seguro Desemprego” e clique nela;

seguro-desemprego-consulta

4. Para fazer a consulta, digite o número do seu PIS/PASEP.

Se essa informação sobre o Seguro Desemprego foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Categoria: Agendamento Seguro Desemprego

Tags:,

- 12 de novembro de 2015
O Desemprego Seguro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Ministério do Trabalho e Emprego. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado / Campos obrigatórios *