Como fazer agendamento do seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício oferecido aos trabalhadores que foram dispensados de seus serviços sem justa causa. Este é um direito de todo profissional e está previsto na Constituição Federal. Mas para poder receber o valor, é necessário preencher alguns requisitos e comprová-los.

A seguir, veja tudo o que você precisa saber para agendar a solicitação de seguro-desemprego no site do Poupatempo. Confira as orientações e siga o passo a passo.

Condições mínimas para dar entrada

Para dar entrada no seguro-desemprego, você terá de comprovar que recebeu pelo menos doze salários nos últimos dezoito meses que antecederam a demissão, sejam eles consecutivos ou não. E vale lembrar que não é preciso ter registro na mesma empresa.

Além disso, sua demissão deve ter ocorrido sem uma justa causa, de forma indireta ou por contratação por tempo indeterminado.

No momento em que for solicitar o benefício, você não pode estar recebendo pagamentos do INSS. Além disso, você precisa reunir todos os documentos necessários para a aprovação do seguro-desemprego.

Quais os documentos são necessários para dar entrada?

A pessoa que for dar entrada para o pedido de seguro-desemprego precisa ter toda a documentação intacta, ou seja, sem rasuras ou qualquer tipo de defeito.

No dia em que for fazer o pedido, é preciso levar:

  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Número do PIS
  • Requerimento do seguro-desemprego ou Comunicação de Dispensa impresso pelo empregador Web no Portal Mais Emprego
  • Holerites dos últimos três meses
  • Comprovante de depósito do FGTS
  • Comprovante de residência
  • Termo de rescisão de contrato
  • Termo de quitação
  • Homologação
  • Documento comprobatório do saldo de FGTS, fornecido pela Caixa Econômica Federal

Após reunir toda a documentação, você pode acessar o site do Poupatempo e agendar o seguro-desemprego.

Prazos para fazer o pedido

Mas antes de saber qual é o procedimento para agendar, veja os prazos para você dar entrada no seguro-desemprego. Fique em alerta para não se perder no tempo.

Você que realiza trabalhos considerados como atividades normais, deve dar entrada de sete até cento e vinte dias após o desligamento sem justa causa.

Já quem trabalha como empregado doméstico/doméstica tem um prazo menor. É preciso entrar com a solicitação de sete a noventa dias após a dispensa.

Como fazer o agendamento pela página do Poupatempo

agendar-seguro-desemprego-poupatempo

É importante ressaltar que o serviço de agendamento pelo Poupatempo não lhe cobra nenhuma taxa. Você está isento de qualquer valor pela prestação dessa atividade. Veja como funciona:

1. Primeiramente, acesse o endereço www.poupatempo.sp.gov.br. Aqui você irá encontrar a página inicial para quem deseja efetuar o agendamento de algum dos serviços do Poupatempo.

2. No canto da página, há um campo para inserir o e-mail e sua senha. Se não tiver essas informações, clique em “Cadastro 1º Acesso” -> “Cadastrar”. Logo se abrirá uma página para que você forneça algumas informações e crie um login e senha de acesso.

3. Terminada essa parte, assim que você entrar com seus dados de acesso, o site irá te direcionar para uma segunda página. Nela, você irá encontrar algumas abas, clique na opção de Agendamento.

4. Agora você precisa clicar na opção “Novo Agendamento”.

5. Siga essas instruções: Órgão – SERT Poupatempo ⇒ Posto – selecione sua cidade ou a mais próxima / ServiçoSeguro DesempregoData – escolha a melhor data para você comparecer ⇒ Horário – veja qual é o melhor horário para você e selecione.

6. Em seguida, clique em “Reservar Horário” ⇒ Selecionado ⇒ Gerar Protocolo de Agendamento. Após visualizar o número do protocolo, o seu agendamento estará concluído. Lembre-se de apresentar o protocolo no dia do seu atendimento.

O Poupatempo recomenda que você compareça no posto escolhido pelo menos quinze minutos antes do horário combinado.

Você acabou de conferir as informações para agendar o seguro-desemprego pelo Poupatempo. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Categoria: Agendamento Seguro Desemprego

Tags:,

- 16 de Maio de 2017
O Desemprego Seguro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Ministério do Trabalho e Emprego. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado / Campos obrigatórios *