Nenhum Comentário

Como consultar seguro desemprego Caixa 2019

Confira as orientações e saiba como fazer a consulta seguro desemprego Caixa 2019

Diversos trabalhadores que são dispensados podem pedir o seguro desemprego e ser beneficiadas por ele com até cinco parcelas.

O valor desse benefício trabalhista é calculado por meio dos últimos três salários e as pessoas podem solicitá-lo virtualmente ou comparecendo a alguns postos públicos específicos.

Saiba aqui como consultar o seguro desemprego 2019 pela Caixa.


Como funciona o seguro desemprego

Esse benefício é pago por um mínimo de três parcelas e um máximo de cinco parcelas, não sendo obrigatório que elas sejam sucessivas.

Dois órgãos recebem presencialmente a solicitação de seguro desemprego: o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE).

O cidadão que é beneficiado faz os seus saques na rede Caixa Econômica Federal e pode utilizar o dinheiro para qualquer tipo de despesa.

O objetivo é que o trabalhador fique amparado no período durante o qual procura por novo emprego.

-se que o recebimento do seguro desemprego não tem nenhuma relação com a renda da família: apenas o tempo de registro do próprio indivíduo é contabilizado.

Como consultar seguro desemprego Caixa 2019


Quem tem direito a receber seguro desemprego?

Os trabalhadores que podem receber o seguro desemprego são:

  • Pescadores profissionais que estão impedidos de exercer a função por causa da época de reprodução dos peixes (chamada também de defeso);
  • Trabalhadores domésticos ou de outros setores que tenham sido despedidos sem justa causa;
  • Trabalhadores que atuavam em condições simulares à escravidão;
  • Trabalhadores que se ausentam da sua função para se atualizar.
Clique aqui para ler o artigo completo

Nenhum Comentário

Como saber se o seguro-desemprego foi depositado?

Entenda as regras e veja como saber se seguro desemprego foi depositado

Todas as pessoas que precisam de seguro-desemprego ficam satisfeitas quando ele é aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Contudo, alguns cidadãos não sabem como confirmar que esse benefício foi mesmo depositado, apesar de isso ser bastante simples.

A Caixa Econômica Federal é o banco que os trabalhadores têm de procurar para receber o seguro-desemprego e as suas agências podem informar se já existe depósito do benefício ou não.

Para isso, será solicitado o PIS/PASEP dessa pessoa, que é onde a sua vida profissional pode ser acessada.

Apesar de a Caixa poder informar se existem depósitos, qual é o saldo e coisas assim, não é ela quem tem autonomia para resolver determinados imprevistos. Se o seguro-desemprego foi aprovado, mas o depósito não foi realizado, quem deve resolver o ocorrido é o Ministério do Trabalho e Emprego.

Também é responsabilidade desse ministério a resposta para quando há divergência de quantias ou negação do benefício.

Todos os trabalhadores que precisarem do Ministério do Trabalho para tratar do seguro-desemprego têm de levar carteira de trabalho, documento oficial com foto e, preferencialmente, o número do PIS/PASEP.


Regras do seguro-desemprego

Há alguns profissionais aos quais o seguro-desemprego não é pago, como aqueles que têm alguma forma de renda.

Uma pessoa que foi demitida sem justa causa, mas tem participação em uma empresa não pode receber esse benefício trabalhista porque, mesmo desempregado, ainda tem uma renda.

Indivíduos que têm CNPJ aberto ou que são beneficiários do INSS não têm direito a esse seguro, bem como aqueles que foram dispensados por justa causa.… Clique aqui para ler o artigo completo

Nenhum Comentário

Consulta seguro-desemprego 2019

Saiba como fazer a consulta seguro desemprego 2019; veja todas as regras para receber o benefício e verifique o valor das parcelas

O Seguro-desemprego 2019 é um benefício que algumas pessoas que trabalharam registradas têm direito a receber. Neste texto você entenderá melhor como é seu funcionamento e se você tem direito a ele.


O que é Seguro-desemprego 2019?

O governo federal criou esse beneficio para auxiliar um trabalhador no período que procura emprego quando estiver desempregado. É paga uma quantia por determinados meses ou até que o profissional retorne ao mercado de trabalho.

Consulta seguro-desemprego 2019


Como funciona o Seguro-desemprego 2019?

Quando uma empresa desliga um funcionário sem justa causa, o mesmo deve procurar o órgão do Ministério do trabalho ou outro que seja indicado para resolver questões de beneficio social na cidade.

Neste órgão é feito uma avaliação para verificar a possibilidade de o trabalhador ser recolocado novamente ao mercado de trabalho. Se não é localizada uma nova recolocação é liberado o pagamento do benefício considerando o tempo em que esteve exercendo uma atividade.

Esse período pode ser de até 5 meses, se durante esse prazo o trabalhador conseguir um novo emprego com registro em carteira, o Seguro-desemprego 2019 é suspenso.


Novas regras do Seguro-desemprego 2019

Recentemente, aconteceram alguns reajustes no programa para corrigir diversas irregularidades no funcionamento e ainda diminuir as despesas do governo.

Essas alterações afetaram mais as pessoas que procuram pelo recebimento Seguro-desemprego 2019 pela primeira vez. Os principais destaques do novo processo são:

– Agora é preciso fazer agendamento para a solicitação do Seguro Desemprego 2019 nos órgãos responsáveis por realizar a liberação do beneficio

– Quem for solicitar, pela primeira vez, o Seguro Desemprego 2019 terão de comprovar que exerceu uma atividade remunerada pelo menos por 12 meses, ou seja, aqueles que têm menos desse prazo registrado na carteira de trabalho podem ter o pedido recusado.… Clique aqui para ler o artigo completo

Nenhum Comentário

Como usar o aplicativo Sine Fácil Dataprev

Veja neste artigo como utilizar o aplicativo Sine Fácil Dataprev; acompanhe as orientações para baixar o app e para fazer consultas


Para ajudar os milhares de brasileiros que diariamente estão em busca de um emprego, foi desenvolvido pela Dataprev um aplicativo que irá facilitar o processo de verificação de vagas e agendamento de entrevistas, além de outros serviços disponíveis na plataforma, que você poderá conferir logo abaixo.

Desse modo será possível acabar com as filas enormes e demoradas, para quem precisava verificar a oportunidade de agendar uma entrevista ou ainda, conferir uma nova oportunidade de emprego de acordo com o seu perfil.

Como usar o aplicativo Sine Fácil Dataprev


Como funciona o aplicativo Sine Fácil Dataprev

As pessoas que desejam consultar de forma rápida, prática e segura quais são as oportunidades de trabalho que estão disponíveis para o seu perfil através da internet, agora podem fazer o processo de pesquisa a partir do conforto de seu lar e com a utilização apenas de um smartphone que tenha acesso a internet.

Com uma plataforma de fácil entendimento e simples utilização, qualquer pessoa é capaz de realizar uma consulta às vagas disponíveis através do App. Apenas o que você precisa fazer é verificar a sua conexão com a internet, fazer o download do aplicativo na sua loja de apps, e logo depois realizar o cadastro para que tenha acesso ilimitado para as vagas que sejam mais compatíveis com o seu perfil.

Vale lembrar que para iniciar a utilização será necessário ter acesso a um QR Code.


Como baixar o aplicativo Sine Fácil Dataprev

Para baixar o aplicativo e ter acesso a diversos benefícios na palma da sua mão, é muito simples e você vai poder conferir agora tudo o que precisa saber, para isso.… Clique aqui para ler o artigo completo

Nenhum Comentário

Como fazer a consulta do seguro-desemprego

Seguro-desemprego é um dos direitos essenciais de todo trabalhador. É uma maneira de garantir uma vida estável nos meses após a demissão e enquanto está à procura de um novo emprego. Quem já passou por isso sabe: o seguro-desemprego ajuda o trabalhador de diversas maneiras. Boa parte dos trabalhadores têm dúvidas a respeito desse direito, especialmente como fazer a consulta do seguro-desemprego e seus pagamentos.

Nesse artigo você aprenderá um pouco mais sobre como consultar o seguro-desemprego. Continue lendo para aprender todos os meios para consultar um dos seus direitos mais importantes.


Como fazer a consulta do seguro-desemprego no portal da Caixa

consulta-seguro-desemprego

O primeiro meio é bastante prático: acessar o portal da da Caixa Econômica. Você pode fazê-lo através dos passos abaixo:

  1. Acesse o portal oficial da Caixa pelo link: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/seguro-desemprego/Paginas/default.aspx
  2. Clique no botão “CONSULTAR O PAGAMENTO”.
  3. Insira seu número do PIS e senha da internet para fazer login.
  4. Caso não tenha senha da internet crie uma clicando no botão “CADASTRAR SENHA”.
  5. Depois de logado no portal, selecione a opção de “CONSULTAR PAGAMENTO DE SEGURO DESEMPREGO”.

Através do portal da Caixa você também tem acesso a diversos outros serviços relacionados a seguro-desemprego e outros direitos trabalhistas.


Como consultar o seguro-desemprego pelo portal do MTE

O portal do Ministério do Trabalho e Emprego também oferece uma opção para consultar o pagamento do seguro-desemprego. Seguindo os passos abaixo você consegue realizar sua consulta de maneira fácil.

  1. Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego pelo link: https://sd.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf
  2. Digite seu número do PIS no campo indicado.
Clique aqui para ler o artigo completo