2 Comentários

Posso acumular vínculo empregatício para pedir Seguro-Desemprego?

O seguro desemprego é um direito do trabalhador, previsto em lei, e que serve para suprir as suas necessidades básicas no período em que ele ficar sem emprego, sendo que para receber esse dinheiro, é necessário seguir algumas regras básicas, como, por exemplo:

  • Demissão sem justa causa.
  • Estar sem emprego formal durante o pedido.
  • Não ter nenhuma renda própria.
  • Ter trabalhado no mínimo um ano e meio, no caso daqueles trabalhadores que estiverem solicitando o benefício pela primeira vez.

No entanto, várias dúvidas costumam aparecer no momento de fazer essa solicitação, sendo que uma das principais, é saber se é possível acumular vínculo empregatício para pedir o seguro desemprego.

Este questionamento é ainda mais comum entre os profissionais que nunca fizeram este pedido, ou que solicitaram o seguro há bastante tempo. Para entender melhor como funciona este processo, o ideal é consultar a legislação vigente no país.

O que diz a legislação

seguro-desemprego-vinculo-empregaticio

Segundo as leis que regem essa questão, não existe nenhum impedimento para que o trabalhador acumule vínculo empregatício para pedir o seguro desemprego. Na prática, isso significa que ele poderá “somar” períodos de empregos diferentes, a fim de cumprir o número mínimo de meses trabalhados e ter direito ao benefício.

Porém, é necessário comprovar que o tempo entre “ter deixado um emprego e ingressado em outro” seja realmente curto. Especialistas chegam a afirmar que esse prazo não pode ultrapassar 30 dias, apesar de não ter um tempo específico previsto em lei.… Clique aqui para ler o artigo completo