Veja como receber o Seguro-Desemprego

Se você tem pressa para receber o Seguro Desemprego, então é importante tomar algumas medidas para acelerar a liberação dos fundos. É fundamental que você se organize de forma rápida para solicitar o benefício, pois mesmo após você ser autorizado a receber os valores, pode demorar até 45 dias para a primeira parcela ser liberada. Essa demora acontece porque cada novo lote de benefícios precisa ser liberado pelo governo.

Quando posso pedir o Seguro Desemprego?

como-receber-seguro-desemprego

O Seguro Desemprego pode ser solicitado após sete dias da sua demissão. Normalmente a orientação é que primeiro se dê entrada no FGTS para então fazer o pedido do Seguro Desemprego. Você tem um prazo de 7 a 120 dias após o desligamento para requerer as parcelas do benefício.

Os trabalhadores que precisam fazer homologação, somente poderão dar entrada após realizar esse procedimento, que é marcado pelo empregador. Verifique na empresa ou no sindicato de sua categoria quanto tempo de trabalho é requerido para fazer a homologação. Há empresas que só necessitam de homologação para funcionários com mais de 24 meses trabalhados, mas isso pode variar muito.

Nos casos em que o trabalhador está movendo ação trabalhista contra o empregador, somente após a data da sentença judicial ou homologação do acordo será possível acionar o Seguro Desemprego.

Documentos necessários

Esses são os documentos solicitados para você pedir o Seguro Desemprego. Não esqueça nenhum deles.

  • Documento de identificação (RG ou Carteira de Habilitação dentro da validade); se não tiver em posse desses documentos, o trabalhador poderá apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento juntamente com o protocolo de requerimento da carteira de Identidade.
  • CPF
  • Carteira de Trabalho, independente do modelo
  • Cartão do PIS/PASEP
  • Requerimento do Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo empregador Web no Portal Mais Emprego
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho;
  • Os três últimos holerites ou comprovantes de recebimento dos três meses imediatamente anteriores à dispensa
  • Documento comprobatório do saldo de FGTS, fornecido pela Caixa Econômica Federal.
  • Comprovante de residência

Após solicitar o benefício, você deverá aguardar para saber se foi ou não habilitado a receber o Seguro Desemprego. Você poderá checar isso no site do Ministério do Trabalho (www.mte.gov.br). Clique no link “Consulta de Habilitação de Seguro Desemprego” e informe o seu número de PIS ou PASEP.

Onde receber o benefício?

O recebimento do benefício pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou nas Casas Lotéricas. Quem possui Cartão Cidadão também pode sacar nos caixa eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que nos caixas eletrônicos não é possível fazer saques de valores quebrados. Por exemplo, se você tem direito a sacar R$ 788,00, nos caixas eletrônicos você conseguirá sacar somente R$ 780,00. Para receber o dinheiro na boca do caixa em agências da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas, você deve apresentar a Carteira de Identidade.

Fique atento quanto ao tempo para ter as parcelas liberadas. Caso não receba o beneficio em até 45 dias, você deverá retornar ao local onde deu entrada no Seguro Desemprego para saber motivo da demora.

Se essa informação sobre o Seguro Desemprego foi útil para você, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Categoria: Receber Seguro Desemprego

Tags:,

- 1 de dezembro de 2015
O Desemprego Seguro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Ministério do Trabalho e Emprego. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado / Campos obrigatórios *