Nenhum Comentário

Como calcular o Seguro-Desemprego online

O Seguro Desemprego é um direito trabalhista estabelecido por lei e que está previsto na Constituição Federal. Todo trabalhador que tenha sido afastado do trabalho sem uma razão grava pode usufruir desse benefício. Ele é um auxílio financeiro, com tempo determinado, a fim de ajudar o profissional enquanto busca uma nova recolocação profissional.

As parcelas são pagas em dinheiro pelo Governo, ajudando assim o trabalhador a prover o sustento da família durante esse tempo que passar desempregado. O parcelamento varia de caso para caso, podendo ser de três a cinco meses, de forma contínua ou não.

Aprenda a fazer o cálculo

seguro-desemprego-calcular-valor

O primeiro passo para calcular o valor exato do seguro desemprego é ter em mãos os valores registrados nos três últimos contracheques, além da quantidade de meses trabalhados durante a vida profissional. A partir desse momento, é calculada a média mensal, e ela será a base para o salário a ser recebido. Nesse momento também é estabelecido o número de parcelas a serem pagas.

Existem algumas ferramentas online que ajudam o contribuinte a fazer esse cálculo de forma rápida e prática. É o caso do portal calcule.net. Para saber o quanto você tem direito a receber basta seguir esses passos:

1. Na página inicial do site, localize a opção “Trabalhistas” e clique em “Cálculo Seguro Desemprego”.

seguro-desemprego-calculo

2. Agora você deve preencher as informações referentes ao último, penúltimo e antepenúltimo salários, além da quantidade de meses trabalhados.

seguro-desemprego-salario-meses

3. Informe se você recebeu o não o seguro desemprego nos últimos 16 meses.… Clique aqui para ler o artigo completo

Nenhum Comentário

Quantas parcelas do Seguro-Desemprego vou receber?

O Seguro Desemprego é um benefício previdenciário garantido a todos os desempregados que foram demitidos sem motivo de justa causa. Ele funciona como uma assistência temporária concedida pelo governo para auxiliar o trabalhador a sustentar e manter a sua família. Em 2015, as regras do benefício foram alteradas e afetaram inclusive o número de parcelas do Seguro Desemprego. Confira as nossas dicas e veja os seus direitos.

Quando pedir

seguro-desemprego-receber-parcelas

O benefício pode ser solicitado nas seguintes condições:

  • O trabalhador não deve ter nenhum vínculo empregatício ao dar entrada no benefício
  • O trabalhador não deve estar recebendo nenhum outro auxílio, exceto auxílio acidente
  • O trabalhador deve ter recebido salários consecutivos de Pessoa Jurídica ou de Pessoa Física equiparada à Pessoa Jurídica

Quando for solicitado, o trabalhador deve apresentar comprovante de matrícula e frequência em cursos profissionalizantes ou de capacitação profissional ofertados pelo Governo Federal através do Pronatec ou outros programas, ou também em escola estaduais de ensino técnico, com carga horária de 160 horas.

Quem tem direito

Veja se você se enquadra nas características de quem pode receber o Seguro Desemprego:

  • Trabalhador dispensado sem justa causa que tenha contribuído até 18 meses, no mínimo, antes da primeira solicitação, 09 a 12 meses, no mínimo, antes da segunda solicitação e 06 meses antes de terceira solicitação.
  • Trabalhadores domésticos enquadrados na Lei Complementar nº 150/2015, aprovada em 1º de junho de 2015, que equipara os trabalhadores domésticos a todo trabalhador maior de 18 anos contratado para trabalhar em residências.
  • Trabalhador que não possui renda própria para o sustento próprio e da família;

Parcelas a receber

Com as novas regras para recebimento do Seguro Desemprego, foram alterados o número e valor de parcelas, assim como o tempo trabalhado exigido para se ter direito ao benefício. … Clique aqui para ler o artigo completo