Nenhum Comentário

Como calcular o Seguro-Desemprego online

O Seguro Desemprego é um direito trabalhista estabelecido por lei e que está previsto na Constituição Federal. Todo trabalhador que tenha sido afastado do trabalho sem uma razão grava pode usufruir desse benefício. Ele é um auxílio financeiro, com tempo determinado, a fim de ajudar o profissional enquanto busca uma nova recolocação profissional.

As parcelas são pagas em dinheiro pelo Governo, ajudando assim o trabalhador a prover o sustento da família durante esse tempo que passar desempregado. O parcelamento varia de caso para caso, podendo ser de três a cinco meses, de forma contínua ou não.

Aprenda a fazer o cálculo

seguro-desemprego-calcular-valor

O primeiro passo para calcular o valor exato do seguro desemprego é ter em mãos os valores registrados nos três últimos contracheques, além da quantidade de meses trabalhados durante a vida profissional. A partir desse momento, é calculada a média mensal, e ela será a base para o salário a ser recebido. Nesse momento também é estabelecido o número de parcelas a serem pagas.

Existem algumas ferramentas online que ajudam o contribuinte a fazer esse cálculo de forma rápida e prática. É o caso do portal calcule.net. Para saber o quanto você tem direito a receber basta seguir esses passos:

1. Na página inicial do site, localize a opção “Trabalhistas” e clique em “Cálculo Seguro Desemprego”.

seguro-desemprego-calculo

2. Agora você deve preencher as informações referentes ao último, penúltimo e antepenúltimo salários, além da quantidade de meses trabalhados.

seguro-desemprego-salario-meses

3. Informe se você recebeu o não o seguro desemprego nos últimos 16 meses.… Clique aqui para ler o artigo completo

Nenhum Comentário

Quantas parcelas do seguro desemprego o trabalhador tem direito?

Confira as regras atualizadas e saiba quantas parcelas do seguro desemprego são pagas para quem foi demitido

Ficar sem emprego significa, para muitos brasileiros, a dificuldade em arcar com todas as contas e a preocupação com o futuro.

Para ajudar no período de procura por outro emprego, o governo federal disponibiliza o seguro desemprego, benefício trabalhista que abarca vários trabalhadores.

As dúvidas sobre o seguro desemprego são sempre numerosas: qual é o valor, quem pode pedir, como fazer a solicitação e a quantas parcelas o trabalhador tem direito.

Veja aqui todas essas explicações e saiba por quantos meses poderá ter esse auxílio.


Quem tem direito a receber as parcelas do seguro desemprego?

O pagamento do benefício é destinado aos seguintes grupos de pessoas:

  • Pescadores profissionais que se encontrem proibidos de pescar por causa da época de reprodução dos peixes, chamada tecnicamente de “defeso”;
  • Profissionais registrados que foram despedidos sem justa causa;
  • Indivíduos que estavam em situação similar à escravidão e foram resgatados;
  • Trabalhadores domésticos que tenham registro;
  • Pessoas que se licenciam do trabalho com a permissão do empregador para fazer uma especialização.

É sempre importante dizer que os trabalhadores precisam ter a carteira de trabalho assinada ou comprovantes de que a sua situação se encaixa em uma das cinco acima.

Na falta da documentação adequada, o indivíduo será impedido de receber o seguro desemprego.

Há ainda outra regra referente ao recebimento desse benefício: o tempo trabalhado:

  • Se é a primeira vez que o benefício é pedido, será obrigatório ter doze meses trabalhados de um total de dezoito meses;
  • Se é a segunda vez que o benefício é pedido, será obrigatório ter nove meses de registro em um total de doze meses;
  • A partir da terceira vez em que o benefício é pedido, será obrigatório ter seis meses de registro em um total de doze meses.
Clique aqui para ler o artigo completo