Como preencher o requerimento do Seguro-Desemprego online

O uso da internet para dar entrada no seguro-desemprego é uma maneira de deixar o processo ainda mais fácil e prático, além de facilitar a vida dos trabalhadores.

Vale lembrar que todo profissional que tenha contribuído com a seguridade social por um tempo mínimo, tem o direito a receber esse benefício que é concedido para aquelas pessoas que tenham perdido os seus empregos sem justa causa.

O recurso financeiro tem como principal objetivo ajudar o cidadão a prover o sustento próprio e da família nesse período de transição, até conseguir uma nova posição no mercado de trabalho.

Se você tem parcelas a receber, a partir de agora nós vamos explicar os procedimentos para preencher o requerimento do seguro-desemprego online. Acompanhe o texto até o final e confira as orientações.

Liberação do seguro pela empresa

seguro-desemprego-preencher-requerimento

Desde 2015 as empresas ganharam uma nova maneira de liberar o seguro-desemprego. Agora também é possível disponibilizar o benefício pela internet.

De acordo com as novas regras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, as vias marrom e verde, que antes eram obrigatórias e impressas em gráficas, foram substituídas por um aplicativo online.

Para ter acesso ao app, o empregador precisa entrar no site que recebeu o nome de “Empregador Web. Em seguida, ele deve realizar o passo a passo abaixo para que o ex-funcionário possa receber o seguro-desemprego. Veja como funciona:

1. Entre na página do “Empregador Web” pelo endereço http://maisemprego.mte.gov.br/portal/pages/home.xhtml.

2. No menu localizado à esquerda da página, clique na opção “Empresa”.

seguro-desemprego-preencher-requerimento-empresa

3. Agora clique na opção “Enviar requerimento do seguro-desemprego”.

seguro-desemprego-preencher-requerimento-menu

4. Preencha as informações solicitadas pelo sistema, tais como: Nome completo do trabalhador, cargo que ocupava, valor do salário recebido, além dos dados referentes ao processo de demissão.

5. No final do processo, basta clicar em “Enviar”.

Preenchendo o requerimento do seguro-desemprego

Após a liberação da empresa, o trabalhador deve agendar o atendimento em um posto do Ministério do Trabalho. O procedimento funciona da seguinte forma:

1. Acesse o sistema de atendimento agendado pelo endereço http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.

2. Preencha o formulário indicando seu estado e município e também o tipo de atendimento desejado, que é “Entrada no seguro-desemprego”.

seguro-desemprego-agendar-atendimento

3. Digite o código de segurança informado e clique em “Prosseguir”.

seguro-desemprego-codigo-seguranca

4. Em seguida, você deve escolher o posto mais próximo da sua residência e selecionar uma data e um horário para reservar o atendimento.

seguro-desemprego-agendamento-data

seguro-desemprego-agendamento-horario

5. Depois disso, você deve informar o número do seu CPF, data de nascimento e telefone para contato.

seguro-desemprego-agendamento-dados-pessoais

6. Para concluir o agendamento, digite o código de segurança e clique em “Agendar”.

seguro-desemprego-agendamento-confirmacao

Lembre-se: quando você for ao posto, leve seus documentos pessoais como identidade, CPF e Carteira de Trabalho.

Como o sistema de agendamento é relativamente novo, alguns estados ainda não aceitam que o agendamento de atendimento seja feito pela internet. Se esse for o seu caso, é preciso entrar em contato pelo telefone 158 e pedir mais orientações.

Essas foram as informações para você aprender a preencher o requerimento do seguro-desemprego pela internet. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso tenha alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Categoria: Entrada Seguro Desemprego

Tags:,

- 20 de maio de 2016
O Desemprego Seguro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Ministério do Trabalho e Emprego. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado / Campos obrigatórios *