Como fazer a carteira de trabalho digital

Veja como funcionam os procedimentos para fazer a carteira de trabalho digital

Cada vez mais as pessoas veem seus documentos ganhando versões digitais e isso chegou à Carteira de Trabalho e Previdência Digital: agora, os trabalhadores podem ter a sua CTPS Digital, que foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Ela serve para que qualquer registro (mudança de salário, contratações, demissões, férias e muito mais) sejam vistas facilmente pelo próprio trabalhador.

Além disso, se o cidadão precisa mostrar algum registro profissional em órgãos como a Caixa Econômica Federal, o INSS ou mesmo um advogado, ele fará isso de maneira rápida com a carteira de trabalho digital.


Quais são as vantagens da carteira de trabalho digital?

O aplicativo feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, assim como todos os demais apps de órgãos públicos, tem o intuito de tornar a informação mais fácil de ser mostrada.

É inegável que a maior parte dos brasileiros dá preferência por colocar tudo o que é possível no celular: dessa forma, carregam menos coisas e têm mais praticidade.

As vantagens mais importantes são:

  • Com o aplicativo, é possível ter acesso às próprias informações trabalhistas com muito mais rapidez. Com isso, dá para ver rapidamente quando foi a data exata da saída ou retorno das férias, quando ocorreu uma demissão, qual era o valor exato de determinado salário registrado, etc.;
  • Os postos do Ministério do Trabalho e Emprego e órgãos correlacionados ficam menos cheios, uma vez que milhões de pessoas deixam de precisar ser atendidas presencialmente;
  • Tendo o app Carteira de Trabalho Digital, fica mais fácil pedir nova via do documento impresso;
  • A versão eletrônica tem um QR Code para uso das empresas. Com ele, o RH terá mais uma forma de ver as informações profissionais do trabalhador.

É válido dizer que a carteira de trabalho impressa ainda é o principal documento para registrar a vida profissional: qualquer alteração precisa ser registrada primeiro nela, e só depois será transformada em registro para o aplicativo.

Além disso, o trabalhador não poderá usar a CTPS digital como documento de identificação oficial: apenas carteira física pode ser uma substituta eventual do RG.

Como fazer a carteira de trabalho digital


Como fazer a carteira de trabalho digital?

O brasileiro que tenha um dispositivo Android pode acessar este link e fazer o download gratuito. Ele tem 12 MB de tamanho e, logo depois de ser aberto, o app exibirá três botões: solicitar CPTS, entrar e perguntas frequentes.

No primeiro acesso, deve-se clicar em “entrar” e fornecer seu cadastro na plataforma Cidadão.br: ela pertence ao DATAPREV e também é usada para agendamentos no INSS.

O usuário do sistema IOS deve fazer o download da CTPS Digital aqui. Essa versão do app pesa quase 22 MB.


Como se cadastrar no portal Cidadão.br?

Para o trabalhador criar um perfil e poder usar o carteira de trabalho digital, as instruções são:

  • Acessar o Cidão.br aqui;
  • Inserir as informações (data de nascimento, número de celular, nome completo, CPF, etc.);
  • Clicando em “próximo”, é preciso registrar uma senha e esse login é o solicitado no app CTPS Digital.

Como fazer a carteira de trabalho convencional

Como falado neste artigo, os cidadãos podem usar o aplicativo para pedir a sua carteira de trabalho.

Isso porque qualquer um consegue se cadastrar no Cidadão.br, tendo ou não algum registro profissional.

Basta seguir as orientações a seguir:

  • Clicar em “solicitar CTPS”;
  • Fazer login;
  • Preencher o chamado pré-cadastro;
  • O solicitante tem até um mês para ir ao Sistema Nacional de Empregos (SINE) com os documentos obrigatórios.

Os documentos que a pessoa levará ao SINE são:

  • Comprovante de residência;
  • Documento de identidade com foto;
  • Comprovante de estado civil;
  • CPF;
  • Se é uma segunda via e o trabalhador perdeu o documento anterior ou foi roubado/furtado, será preciso um boletim de ocorrência também. Observa-se que todos os documentos acima devem ser originais ou substituídos por cópia autenticada.

Caso passe um mês e o requerente não leve os documentos ao SINE, o seu pré-cadastro será invalidado, devendo-se solicitar a carteira de trabalho de novo.

Como fazer a carteira de trabalho digital


O que fazer se o app da carteira de trabalho digital não funcionar?

A maior parte dos dispositivos recentes aceita o app da carteira de trabalho digital; entretanto, pode acontecer de o software travar ou de não receber todas as atualizações necessárias.

Em qualquer situação dessas, o usuário pode contatar o suporte da loja de app, relatando o problema.

Para o cidadão não precisar ficar aguardando a resposta do suporte técnico, ele pode desinstalar aplicativo e tentar reinstalá-lo: muitas vezes, esse processo faz com que o software funcione.

No caso do app CTPS Digital para Android, é obrigatório que a versão do sistema operacional seja de 4.1 para cima; caso ao contrário, o aparelho não dará o suporte necessário ao programa. Se o dispositivo for da Apple, precisará ter IOS 9 ou ainda mais potentes.

O usuário do aplicativo poderá também fazer reclamações por meio do site Portal Emprega Brasil, selecionando a opção “Ouvidoria”.

Categoria: Carteira de Trabalho

- 19 de dezembro de 2017
O Desemprego Seguro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Ministério do Trabalho e Emprego. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado / Campos obrigatórios *