Como fazer agendamento para receber o seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um benefício assegurado pelo governo através d artigo 7° dos Direitos Sociais da Constituição Federal e deve ser sim dado ao trabalhador que tiver sido dispensado de forma involuntária. Ele tem por finalidade prover a assistência financeira necessária ao indivíduo beneficiado durante o período em que ele se encontra e situação de desemprego. Para isso o trabalhador de vê fazer o agendamento do recurso de seguro-desemprego.

Com o tempo, a lei foi reformulada e passou a ser entendido como finalidade do benefício, depois da Constituição de 1988, não só a assistência financeira ao trabalhado, como também uma forma de auxílio na manutenção e busca por um novo emprego, com o objetivo de inseri-lo novamente no mercado de trabalho, promovendo ações integradas de orientação, recolocação e qualificação profissional ao indivíduo beneficiado.

Ele é um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem que houvesse uma justa causa para o feito. Quer saber como fazer agendamento para receber o seguro-desemprego? Vamos lá!


Passo a passo para fazer o agendamento

Como fazer agendamento para receber o seguro-desemprego

Antes de mais nada você deve saber que todo o processo de agendamento é feito através do site do SAA, o Sistema de Atendimento Agendado do governo, mais precisamente do Ministério do Trabalho e Emprego. Uma vez com os site acessado você terá a oportunidade de realizar os mais variados atendimentos, mas queremos lembrar que em um único agendamento só é possível ter atendimento para uma tarefa em seguida.

No seu caso, quando escolher ser atendido para fazer o agendamento do recurso do seguro-desemprego você terá de selecionar esta opção e será, no dia, atendido apenas para resolver este problema.

Vale ainda lembrar que para entrar com recurso do seguro-desemprego você deve saber se seu atendimento será por ata judicial ou não, uma vez que elas são opções distintas e que se você marcar uma estará dizendo que tem toda a documentação necessária e está ainda apto ao atendimento para aquela determinada opção. Por isso, cuidado na hora da escolha.

Vamos ao passo a passo

  1. Acesse o site

– Você deve acessar o site da SAA, e nele irá aparecer uma janela com espaços referentes ao cadastro que devem ser preenchidos por você no segundo tópico

  1. Selecione o Estado e o município

– Depois de acessar o site você deve selecionar o Estado e o Município na primeira barra de preenchimento

  1. Selecione o tipo de atendimento

– Agora, é só escolher qual o tipo de atendimento que você deseja na segunda barra, basta clicar e selecionar, no seu caso, Recurso Seguro Desemprego ou Recurso Seguro Desemprego com Ata Judicial

  1. Digite o código verificador

– Por fim, é hora de digitar o código verificador e finalizar o processo clicando no botão “prosseguir”

  1. Imprima o comprovante do seu agendamento

– depois disso você será direcionado para uma aba em que será preciso clicar em um ícone de calendário e escolher a data que melhor se encaixa na sal rotina entre os dias disponibilizados pelo órgão referido. Ao finalizar o processo de escolha da data você irá gerar um comprovante de agendamento que deve ser impresso e levado no dia escolhido para o atendimento.


Documentos necessários para o dia do atendimento

Os documentos necessários irão depender da sua escolha na hora da opção de atendimento, se você escolheu Recuso Seguro Desempregou ou se optou pelo atendimento para Recurso Seguro Desemprego com Ata Judicial.

No ato da inscrição será gerado um documento que confirmará a mesma, e nele estará escrito uma listagem com toda a documentação necessária a ser levada no dia do atendimento. Imprima este papel e fique atento aos detalhes da documentação, ele é o mais seguro, já que dependerá da sua escolha e nada mais sensato que seguir as orientações que o próprio site lhe indicar através de normas do Ministério do Trabalho.


Como cancelar o agendamento do recurso pelo portal SAA

Para cancelar basta seguir o passo a passo:

  • Entre novamente no site
  • Nos botões distribuídos à esquerda da tela, clique em cancelar
  • Na próxima janela que abrir, preencha o seu CPF ou CNPJ, ou ainda CEI
  • Alguns dados pessoais básicos, no caso de CPF seria a data de nascimento
  • Digite o código verificador
  • Clique em consultar
  • Em seguida embaixo será gerada a listagem dos seus cadastros no site do SAA, então você escolhe qual deles quer cancelar e em seguida clica no botão do canto inferior direito da tela em formato de X que esteja se referindo ao dia que você deseja cancelar o atendimento

Como reagendar um horário para o recurso pelo portal SAA

  • Entre no site do SAA
  • Clique no botão com o nome “reagendar” que fica na parte superior direita da tela
  • Na página seguinte digite seu CPF, CNPJ ou então CEI
  • Em seguida dê o dado pessoal que a página exigir, no caso de CPF será a data de nascimento
  • Digite o código verificador e clique em “consultar”
  • Na parte inferior da tela será gerada a listagem dos dias que você fez agendamento e terá um ícone em formato de caderno, você clicará nele, no dia que deseja reagendar, e a partir daí escolher qual a melhor data para o seu atendimento

Categoria: Agendamento Seguro Desemprego

Tags:, ,

- 20 de Março de 2018
O Desemprego Seguro é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o Ministério do Trabalho e Emprego. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o Seguro Desemprego.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado / Campos obrigatórios *