Nenhum Comentário

Como fazer consulta no CNIS

Confira as orientações necessárias para fazer a consulta CNIS

O CNIS, também conhecido como Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um banco de dados que contém os dados dos trabalhadores. Sendo assim, é um dos documentos previdenciários mais importantes. Mas, afinal, como é possível fazer uma consulta no CNIS? Quais são os passos necessários para que ela realmente dê certo?

Tem dúvidas sobre esse assunto? Então continue acompanhando este artigo até o final e confira todas as principais informações a respeito do CNIS. Boa leitura!


O que é o CNIS?

Como já mencionado antes, CNIS é a sigla utilizada para abreviar o termo Cadastro Nacional de Informações Sociais. Esse cadastro é bem parecido com um relatório no qual contém várias informações pessoais dos trabalhadores. Por isso é um documento muito importante.

No geral, o CNIS também é bastante chamado de extrato previdenciário. Portanto, caso ouça esse termo não estranhe. Criado em 1989, esse banco de dados do Governo Federal armazena todas as principais informações previdenciárias e trabalhistas dos trabalhadores do Brasil.

O CNIS possui dados de todos os vínculos empregatícios feitos desde o ano de 1976. Por sua vez, as remunerações mensais começaram a fazer parte desse banco de dados em 1990, enquanto que o recolhimento dos contribuintes individuais em 1979.

Sendo assim, é realmente muito importante saber como fazer consulta no CNIS. Entretanto, antes do passo a passo ainda é importante saber mais algumas informações.

Como fazer consulta no CNIS


Como funciona o CNIS como prova?

Pode ser que você não saiba, mas todos os dados do CNIS que tem relação com remunerações, contribuições e vínculos servem como uma prova de filiação à previdência social.… Clique aqui para ler o artigo completo