Nenhum Comentário

Como fazer a carteira de trabalho digital

Veja como funcionam os procedimentos para fazer a carteira de trabalho digital

Cada vez mais as pessoas veem seus documentos ganhando versões digitais e isso chegou à Carteira de Trabalho e Previdência Digital: agora, os trabalhadores podem ter a sua CTPS Digital, que foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Ela serve para que qualquer registro (mudança de salário, contratações, demissões, férias e muito mais) sejam vistas facilmente pelo próprio trabalhador.

Além disso, se o cidadão precisa mostrar algum registro profissional em órgãos como a Caixa Econômica Federal, o INSS ou mesmo um advogado, ele fará isso de maneira rápida com a carteira de trabalho digital.


Quais são as vantagens da carteira de trabalho digital?

O aplicativo feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego, assim como todos os demais apps de órgãos públicos, tem o intuito de tornar a informação mais fácil de ser mostrada.

É inegável que a maior parte dos brasileiros dá preferência por colocar tudo o que é possível no celular: dessa forma, carregam menos coisas e têm mais praticidade.

As vantagens mais importantes são:

  • Com o aplicativo, é possível ter acesso às próprias informações trabalhistas com muito mais rapidez. Com isso, dá para ver rapidamente quando foi a data exata da saída ou retorno das férias, quando ocorreu uma demissão, qual era o valor exato de determinado salário registrado, etc.;
  • Os postos do Ministério do Trabalho e Emprego e órgãos correlacionados ficam menos cheios, uma vez que milhões de pessoas deixam de precisar ser atendidas presencialmente;
  • Tendo o app Carteira de Trabalho Digital, fica mais fácil pedir nova via do documento impresso;
  • A versão eletrônica tem um QR Code para uso das empresas.
Clique aqui para ler o artigo completo

Nenhum Comentário

Veja onde tirar a Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento imprescindível para qualquer profissional que deseja atuar formalmente no mercado de trabalho. É nela que são registradas todas as atividades dos trabalhadores brasileiros que atuam sob o regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Se você precisa emitir a sua CTPS em breve, neste artigo nós vamos explicar tudo o que você precisa fazer para tirar a Carteira de Trabalho. E ainda tem mais: também vamos explicar os procedimentos necessários para você tirar a segunda via do documento. Acompanhe o texto até o final e confira as dicas.

Informações da Carteira de Trabalho

Além da data de admissão do empregado, na Carteira de Trabalho também são inseridos os dados a seguir:

  • Tempo em que o trabalhador ficou vinculado à empresa
  • Cargo exercido
  • Pagamentos do seguro-desemprego
  • Informações do PIS
  • Férias
  • Data do desligamento da empresa
  • Anotações complementares

Através das informações presentes na Carteira de Trabalho também é possível garantir o pagamento dos direitos trabalhistas assegurados por lei, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e aposentadoria do INSS.

O que é necessário para tirar a Carteira de Trabalho

O primeiro passo é saber se você preenche todos os requisitos para tirar o documento. Veja quais são os critérios:

1. Ter no mínimo 14 anos, pois de acordo com a legislação vigente as empresas só podem contratar em regime de aprendiz jovens que tenham no mínimo essa idade.

2. Ser brasileiro nato ou naturalizado, sendo que no caso dos estrangeiros é necessário preencher alguns pré-requisitos extras.… Clique aqui para ler o artigo completo