Nenhum Comentário

Como fazer a Carteira de Trabalho Digital

A era digital é uma realidade, e chegou para trazer mobilidade e facilidades para a vida de todos. Entre elas, está uma boa novidade para os trabalhadores brasileiros: agora o Ministério do Trabalho e Emprego também oferece a Carteira de Trabalho Digital. Ela uma ferramenta lançada pelo governo, em parceria com a Dataprev, para facilitar a vida de todos os profissionais.

O documento eletrônico funciona como uma extensão da carteira de trabalho impressa, e visa modernizar e facilitar o acesso do trabalhador a todas as informações sobre seus empregos formais, bem como Contratos de Trabalho e Qualificação Civil.


Quem pode ter a Carteira de Trabalho Digital?

A Carteira de Trabalho Digital é destinada a todo e qualquer cidadão que deseja ter o acesso a suas informações laborais com mobilidade e a qualquer momento pelo celular. Para fazer a consulta de forma simples e rápida, basta possuir um smartphone com sistema operacional Android ou iOS, e seguir as orientações que vamos mostrar a partir de agora.

Passo a passo para obter a Carteira de Trabalho Digital:

1 – Ter um smartphone com sistema Android ou IOS;

2 – Acessar a loja de aplicativos do telefone, como por exemplo, a Play Store e APP Store;

3 – Procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta;

4 – Abrir a ferramenta e esperar o carregamento em que irá aparecer a tela com as informações necessárias;

5 – Escolher uma das quatro opções apresentadas pelo sistema:

  • Entrar
  • Solicitar 1ª Via
  • Solicitar 2ª Via
  • Perguntas Frequentes

5.1 – Para o cidadão que já possui senha cadastrada no cidadão.br e no Sine Fácil, basta clicar em “Entrar” e informar a senha, pois será a mesma para ambos os aplicativos.… Clique aqui para ler o artigo completo

Nenhum Comentário

Veja onde tirar a Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento imprescindível para qualquer profissional que deseja atuar formalmente no mercado de trabalho. É nela que são registradas todas as atividades dos trabalhadores brasileiros que atuam sob o regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).

Se você precisa emitir a sua CTPS em breve, neste artigo nós vamos explicar tudo o que você precisa fazer para tirar a Carteira de Trabalho. E ainda tem mais: também vamos explicar os procedimentos necessários para você tirar a segunda via do documento. Acompanhe o texto até o final e confira as dicas.

Informações da Carteira de Trabalho

Além da data de admissão do empregado, na Carteira de Trabalho também são inseridos os dados a seguir:

  • Tempo em que o trabalhador ficou vinculado à empresa
  • Cargo exercido
  • Pagamentos do seguro-desemprego
  • Informações do PIS
  • Férias
  • Data do desligamento da empresa
  • Anotações complementares

Através das informações presentes na Carteira de Trabalho também é possível garantir o pagamento dos direitos trabalhistas assegurados por lei, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e aposentadoria do INSS.

O que é necessário para tirar a Carteira de Trabalho

O primeiro passo é saber se você preenche todos os requisitos para tirar o documento. Veja quais são os critérios:

1. Ter no mínimo 14 anos, pois de acordo com a legislação vigente as empresas só podem contratar em regime de aprendiz jovens que tenham no mínimo essa idade.

2. Ser brasileiro nato ou naturalizado, sendo que no caso dos estrangeiros é necessário preencher alguns pré-requisitos extras.… Clique aqui para ler o artigo completo